chuteiras-escolha-melhor

A escolha da chuteira adequada

A escolha das chuteiras adequadas aos vários terrenos de jogo, influencia a prestação e a saúde do jogador. Para o melhor resultado, escolhe a melhor chuteira.

Os campos não são todos iguais e, por conseguinte, os pisos também não. Com certeza que não andas de skate numa pista de gelo, nem praticas badmington de óculos de natação. A escolha do equipamento adequado faz parte do processo e garante a qualidade da prática desportiva.

Cada vez mais, as marcas criam soluções à medida das especificações do jogador, mas também atendendo ao tipo de terreno. Dividem-se assim, então, essencialmente em 6 tipos de pisos diferentes:

 

AG

Artificial Ground ou, em português, Relva Artificial é um dos pisos mais utilizados. Estes pisos de 2ª e de 3ª geração têm uma altura aproximada de 60mm. Assim, é exigido um considerável número de pitons na base da chuteira de modo a garantir a estabilidade, através de uma melhor distribuição do peso do jogador.

Na Relva Artificial, e contrariamente ao aumento do número de pitons, o tamanho dos mesmos é mais pequeno. Esta combinação permite a redução do esforço nos joelhos e nas articulações.

Consulta as nossas opções em AG

 

SG

As chuteiras para Soft Groung dispõem de 6 a 8 pitons de alumínio. São mais compridos dos que os usados nas AG para uma maior firmeza em terrenos moles ou enlameados. Esta configuração é totalmente desaconselhada para terrenos mais duros ou até mesmo para Relva Natural, por pena de lesões ao nível das articulações.

Consulta as nossas opções em SG

 

TF

Turf são pisos de Relva Sintética de 1ª geração, com altura aproximada de 40mm. A sola destas chuteiras é caraterizada por uma camada totalmente coberta de pequenos pitons. Todos em borracha, a imensidão de minúsculos pitons sobre a totalidade da sola, dá ao jogador uma total estabilidade, semelhante à utilização de uma sapatilha dita normal.

Consulta as nossas opções de Turf

 

FG

As chuteiras com sola para Firm Grass deverão ser utilizadas para jogar em terrenos de Relva Natural. São naturalmente compostas por pitons de borracha, não removíveis e não estão preparadas para ser submetidas às exigências de outros pisos como Relva Artificial. A tração perante este último piso, bem como outros diferentes, provocam uma maior desgaste nos pitons fazendo com que perca a estabilidade par a qual foram desenhadas.

Consulta as nossas opções de FG

 

HG

Hard Ground, ou como é regularmente denominado por Pelado ou Terra Batida. Estes terrenos já são pouco utilizados, embora ainda existentes. Caraterísticos pela sua dureza e pela inflexibilidade a grandes manobras, exigem chuteiras criadas a partir de materiais mais resistentes e duradouros. Sacrificando a flexibilidade, a segurança do atleta fica assegurada com uma sola com um número superior de pitons duros.

Consulta as nossas opções de HG

 

Indoor

O piso dos Indoor não é diferente dos restantes. A sola não contém qualquer piton, mas antes criada com saliências em material de elevada tração, para maior conforto e liberdade de movimentos. A velocidade a que se joga neste piso, também pela própria estrutura da equipa, exige repentinas mudanças de direção e velocidade.

Consulta as nossas opções de Indoor